DOUTOR SONO | Vale ou não a pena assistir?

DOUTOR SONO | Vale ou não a pena assistir?


Bom, galera, pra poder assistir Doutor Sono, tive que corrigir uma falha cinematográfica minha, que foi conferir novamente O Iluminado. Sim, eu já havia assistido ao filme, mas eu era muito novo pra compreender toda a atmosfera daquela obra. Isso foi bom, pois tive a total compreensão de que os filmes se completam, sendo Doutor Sono uma obra que não se trata apenas de uma sequência direta, mas de uma expansão com requintes de “parte 2”. Temos aqui um primeiro ato bem didático, porém essencial para a compreensão do conceito aprestado no filme anterior, que havia sido apenas pincelado. O que é a iluminação e a existência de outras pessoas com a mesma habilidade, por exemplo.

Doutor Sono se passa 30 anos após os acontecimentos no Hotel Overlook, e Danny Torrance (Ewan McGregor) continua sendo perseguido, literalmente, pelos fantasmas de seu passado. Danny sofre de alcoolismo e tem uma vida bastante conturbada e sem raízes, algo compreensivo para alguém que passou por tudo que mostrado no clássico dirigido por Stanley Kubrick. Por causa do uso excessivo de bebida alcoólica, sua Iluminação se encontra bloqueada, e Danny usa isso como uma forma de fugir de si mesmo, de fugir de quem ele é e tentar abandonar suas habilidades. Na tentativa de mudar de vida, Danny se muda para outra cidade, onde conhece um homem que percebe em seus olhos um pedido de socorro, e estende a mão para ajudá-lo a se estabelecer. Danny passa a fazer parte de um grupo de apoio e acaba abandonando o alcoolismo, e nesse meio tempo sua iluminação volta a aparecer. Danny agora trabalha como enfermeiro, e usa suas habilidades para ajudar pacientes terminais a passar dessa para melhor. Daí vem o apelido de Doutor Sono. Durante todo esse período, de vez em quando uma pessoa entra em contato com ele através de mensagens escritas na parece de seu quarto.

Em contrapartida, conhecemos um grupo de iluminados liderados por Rose The Hat (Rebecca Ferguson), que usam suas habilidades para caçar e matar crianças, se alimentando de seus “sopros de vida”, que eles chamam de “vapor”, para se manterem jovens. Existem componentes deste grupo que sobrevivem dessa forma por séculos.

O que Rose e seu grupo não imaginavam, é que durante um de seus momentos de “alimentação”, a mesma pessoa que se comunicava com Danny pelas escrituras na parede, estava observando tudo, e decide procurar Danny para ajudar a combater esse grupo maligno. Seu nome é Abra (Kyliegh Curran) uma pré-adolecente que possui um controle absurdo de suas habilidades.

O primeiro ato do filme, apesar de muito didático, é bastante importante para que possamos entender tudo que vai rolar adiante. O segundo ato é justamente onde a história começa a desenrolar, nos trazendo diversos momentos de terror, suspense, ação e aventura. Um misto de gêneros que foram tão bem encaixados que me deixou preso do início ao fim. Por fim o terceiro ator e praticamente uma homenagem ao clássico, que pode acabar destoando por causa do excesso de nostalgia. Respeito é bom, eu gosto, mas Hollywood tem a mania de estica a baladeira nas homenagens quando se trata de sequências de clássicos. Um erro cometido também em Exterminador do Futuro: Destino Sombrio.

Ô Hollywood, dá pra colocar algo novo e único aí?

A trilha sonora é um dos pontos altos do filme, sendo bem fiel na composição dramática e de terror psicólogo apresentado no primeiro filme. O primeiro filme não me deu medo, mas existem cenas de terror visual aqui que me deixaram na ponta da cadeira. 

Por fim, Doutor Sono é um excelente filme, muito bem dirigido com um ótimo ritmo e cenas marcantes. Não temos aqui nenhuma interpretação memorável como a de Jack Nicholson, mas temos personagens marcantes que chamam atenção do incio ao fim, destacando Abra, a melhor personagem do filme. Recomendo, mas é preciso assistir aos dois filmes, pois os mesmos se completam.


  1. Ficha técnica
Título Original: Doctor Sleepy
Distribuição: Warner Bros
Data de lançamento: 7 de novembro de 2019 (2h 32min)
Direção: Mike Flanagan
Elenco: Ewan McGregor, Rebecca Ferguson, Kyliegh Curran
Gêneros: Suspense, Fantasia
Nacionalidade: EUA

Cearense com gosto de gás! CEO do Callango Nerd, cinéfilo, crítico, redator, desenhista, designer gráfico, professor de Cearensês e Mestre Jedi na arte de fazer piada ruim.


Postar um comentário

Copyright © Callango Nerd. Designed by OddThemes Shared By Way Templates