DOUTOR SONO | Confira nossa segunda análise

DOUTOR SONO | Confira nossa segunda análise


Após 39 anos temos uma sequência de uma das mais aclamadas adaptações dos livros do mestre Stephen King e dirigido pelo saudoso Stanley Kubrick. Temos um novo capítulo do universo de “O Iluminado” com o novo longa de terror “Dr. Sono” que estreou no dia 07/11 nos cinemas brasileiros.

A trama nos faz acompanhar os acontecimentos após o filme de 1980 com o jovem Danny Torrence aprendendo a lidar com sua iluminação e ingressando numa vida adulta sem significado e imerso no problema de alcoolismo.

Neste momento vemos a alusão clara de herança parental por parte de Danny Torrance (Ewan McGregor) com o alcoolismo de seu pai Jack Torrance, que foi vivido por Jack Nicholson em “O Iluminado”. Não se esquecendo da própria auto referência que Stephen King utiliza por ter tido problemas com álcool durante uma década e ver Jack Torrance como seu alter ego.

Mas vamos voltar ao filme, nesta nova obra o diretor Mike Flanagan nos entrega uma obra de multigenêro, onde ele se torna competente em nos dar os devidos sustos quando concentra o suspense, mas também nos engoda numa espécie de enredo policial e aventura quando nos apresenta a busca de um grupo de iluminados assassinos pela pequena Abra Stone (Kyliegh Curran) que se mostra uma iluminada prodígio de grandes poderes.

Nessa trama no mínimo envolvente temos Danny Torrence sendo contatado (de forma sobrenatural) pela menina e indo a seu auxílio, colocando de lado sua postura de esconder sua iluminação, a qual estava usando de modo sigiloso para ajudar pessoas em estado terminal. Sobre este trabalho como enfermeiro, torna-se um trecho curto do filme que deu o título ao protagonista e ao filme.

Contudo, o filme demonstra um primor com seus efeitos especiais e surpresas no roteiro. Os elementos oníricos apresentados na película de Kubrick estão lá, com o uso de câmeras que mudam a gravidade de espaços, planos sequência estratégicos e cortes rápidos. Além disso, a trilha sonora de suspense que lembram batidas de coração causa aquela tensão que nos faz esperar um novo fato no roteiro que cause aquele arrepio nas costas.

Pontos negativos podem ser tidos como a velocidade da narrativa em alguns momentos, algo a ser perdoado pela necessidade de adaptar um livro em duas horas e meia, e a atuações satisfatórias, mas não extraordinárias.

O velho Hotel Overlook não poderia faltar, então ele é novamente visitado nos dando a nostalgia e uma interessante surpresa de onde estariam os fantasmas do hotel que Danny havia prendido.

Novos elementos, novas personagens e um fan service nostálgico nos dá a sensação de que este filme completou as lacunas de “O Iluminado” e amplia o horizonte de uma das obras primas do cinema de terror com muito estilo.


  1. Ficha técnica
Título Original: Doctor Sleepy
Distribuição: Warner Bros
Data de lançamento: 7 de novembro de 2019 (2h 32min)
Direção: Mike Flanagan
Elenco: Ewan McGregor, Rebecca Ferguson, Kyliegh Curran
Gêneros: Suspense, Fantasia
Nacionalidade: EUA

Memezeiro, escritor, pai e amigo de um magote de fuleiro. CEO do EagoraCast Podcast, parceiro Callango Nerd.


Postar um comentário

Copyright © Callango Nerd. Designed by OddThemes Shared By Way Templates