Cobra Kai 4° Temporada | História para Crianças, Roteiro para Adultos

Cobra Kai 4° Temporada | História para Crianças, Roteiro para Adultos


Desde que chegou nas mãos da Netflix, Cobra Kai se torna uma das principais séries acompanhadas pelo público da empresa de streaming, unindo nostalgia e uma nova aventura que colidiu duas, ou até três gerações, em uma única obra. A terceira temporada de Cobra Kai já era um sucesso e abriu uma expectativa enorme para esta que estreou perto da virada do ano de 2022, com cara de final de saga, porém, essa nova temporada ganha um amplo fôlego e mostra que ainda há muito combate pela frente!

Primeiramente, um dos pontos cruciais desse novo momento são as cenas de combate: o que já era muito bom, ficou ainda melhor. O tão esperado torneio de karatê da quinquagésima primeira edição trás coreografias extremamente bem elaboradas, junto a uma montagem e fotografia eficiente, que de fato passa uma emoção diferenciada ao campeonato – você se sente como se estivesse na plateia, como se a luta ocorresse de fato, uma verossimilhança extremamente agradável.

Foto reprodução - Netflix

Junto a esse ambiente técnico de realismo sobre como contas a história visualmente, há o suporte de um roteiro absurdamente maduro: nada está definido, não há clichês baratos, nem protagonismos exacerbados; todos os personagens vão ter seu lugar e hora de brilhar. Essa sensação criada pelo roteiro aumenta as tenções das lutas, pois não deixa claro no início da luta vencedores, ou perdedores, os acontecimentos em si, de como os personagens se desenvolvem, principalmente no final da série, foge do de um padrão de conforto, de previsibilidade.

Diferente da terceira temporada, que foi bastante objetiva, e até corrida demais para algumas pessoas, a quarta temporada apresenta um desenvolvimento bastante lento, as vezes até circular demais, na forma como trata os dramas da série. Porém, um dos pontos positivos é a capacidade de recapitular e dar um fim decente a alguns personagens que não foram bem abordados, ou até esquecidos, na temporada passada. Além disso, o último episódio da série aponta grandes acontecimentos sequenciados, com pontos de virada realmente bem elaborados, que só conseguem esse feito através de uma base sólida criada nos anteriores – nesses mais “lentos”.

Foto reprodução - Netflix

Não há dúvidas que teremos uma quinta temporada de Cobra Kai, e se a quarta foi marcada pela união de Daniel Larusso e Johnny Lawrence, além de Kreese e Silver, a quinta será focada sobre consequências dessas alianças e da devoção de LaRusso em destruir o Cobra Kai. De um lado, Daniel vai precisar repensar sua intocável honra e moral, ao se deparar com as consequências dos problemas criados pelos próprios filhos, uma vez que ele não deu o suporte certo a eles quando precisaram. Esses acontecimentos tornam as temáticas do bullying ainda mais complexas, pois aquela narrativa do “Cobra Kai mau, Miyadi Do Bom”, não se torna mais funcional.

Foto reprodução - Netflix

Além disso, há a supremacia do Cobra Kai – mais forte do que nunca – inclusive, a própria temporada se encerra ainda com o tema de “alianças”, o que leva a pensar que essa fórmula seja levemente abordada na próxima. Na quinta, deve ser a vez de Johnny ter seu arco de viagens e reflexões, assim como Larusso fez na temporada passada, o que deixa dúvidas sobre quais personagens ainda continuarão, ou não, na trama.

Não assistiu ainda a quarta temporada de Cobra Kai?! Melhor parar por aqui e correr para conferir, se não, pode acabar rolando algum spoiler!


Palestrinha do Callango Nerd, Estudante do Curso de Cinema e Audiovisual (Unifor), Mestre Jedi e em Geografia (UECE), Fotógrafo, Videomaker, amante de RPGs, filmes, livros e histórias fantásticas.

Postar um comentário

Copyright © Callango Nerd. Designed by OddThemes Shared By Way Templates