Matrix: Resurrections - Uma História de Amor

Matrix: Resurrections - Uma História de Amor

Se os filmes fossem uma simulação de computador em que criam um mundo dentro de nossas cabeças, apenas uma "pílula vermelha" poderia desvendar os mistérios de tantas histórias às vezes perturbadoras. Matrix: Resurrections de Lana Wachowski é uma continuação audaciosa e até meio raivosa que de alguma forma consegue atender ao legado da trilogia original, mas sem deixar aquela impressão de nó no cérebro que o primeiro episódio do filme deixou muita gente. Esta é uma reinicialização pesada que não oferece uma razão convincente para sua existência a não ser arrancar uma quarta fonte de renda dos fãs de Matrix, ávidos por novos conteúdos, e não tem nada que se compare ao "bullet time" de tirar o fôlego com o tipo de sequências de ação que tornou o filme original famoso.

Resurrections” anuncia suas intenções após os créditos de abertura, com seus fluxos de código em Katakana verde em cascata. Dando aqui uma dica, a introdução desse novo filme é diferente de tudo que você esperaria. Não demorei muito para registrar que Lana Wachowski mergulharia direto em um Metaverso. Apesar, contudo, todavia, mas, porém, por uma questão até hipotética, o mundo que se vê dentro do filme mostra Thomas Anderson (Keanu Reeves), que o público conhece pelo nome de Neo (mas com a cara do John Wick) que mais uma vez está na terra dos sonhos escrevendo códigos, desta vez para seu papel como designer de videogame trabalhando em um projeto chamado Binário. Falando nisso: Como antes, ele também tem uma escolha aparente de permanecer ignorante sobre sua condição existencial ou abraçar sua dolorosa verdade. Seu principal jogo pretende capturar as mentes de milhões de ​​Geeks e indivíduos prendendo suas mentes em uma trilogia de jogos que têm o nome dos três filmes originais (Matrix, Matrix: Reloaded e Matrix: Revolutions). No entanto, Thomas não está batendo muito bem da cabeça e sua mente muitas vezes vagueia em memórias que ele não consegue saber se são memórias ou pura invenção. Sua vida agora nesse novo mundo parece boa demais para ser verdade, mas como sempre ele continua sem entender 'o que é real' e 'o que não é'.

Foto reprodução - Warner Bros.

Houve é claro algumas mudanças significativas no elenco desde o terceiro filme. Infelizmente, faltam em ação Hugo Weaving e Laurence Fishburne, que reaparecem nesse filme apenas como relances de memória. Uma pena… Deixando de lado o "Deja Vu" que é até o nome de um gato e o tal modal binário, ele continua sem entender por que uma mulher casada chamada Tiffany (Carrie-Anne Moss) se parece tanto com a personagem Trinity em seu jogo. No entanto, seu terapeuta, interpretado por Neil Patrick Harris, tenta mantê-lo em uma aparente realidade, prescrevendo grandes doses de "pílulas azuis" que o mantêm dentro dos limites dos parâmetros definidos para que ele possa continuar com sua medíocre existência.

Além de suas turbulências emocionais reprimidas e de perder o controle da realidade, a questão mais urgente é a pressão que ele está sofrendo para desenvolver uma versão mais recente de "Matrix". Seu chefe Smith interpretado por Jonathan Groff faz pressão sobre ele dizendo que sua empresa (que nessa versão de Matrix se chama Warner Bros) fará o quarto volume de seu jogo com ou sem ele. Então o coitado continua - dia após dia, numa rotina de enlouquecer qualquer um, engolindo pílulas azuis como se fossem M&M’s, até que aquela gota d’agua que transborda o copo deixa sua realidade distorcida. Bugs (Jessica Henwick) - uma jovem hacker que aparece no começo do filme, e sua equipe (que também inclui Morpheus, agora interpretado por Yahya Abdul-Mateen II) aparece para dar a Thomas uma verificação da realidade, e é aí que o coitado pira ao perceber que seus jogos são baseados em acontecimentos reais. Mas não é muito fácil acreditar em estranhos que afirmam ter sido transferidos para uma ilusão que é a sua realidade. Até eu surtei com essa neura toda!

Daí vem aquelas mesmas perguntas de antes: Será que ele é capaz de entender seu verdadeiro propósito? Quem era aquela mulher – Tiffany – que ele tem tanta atração, mesmo sendo casada com filhos? Ele é realmente Neo, ou seria John Wick? É sério, parece que ele não cortou o cabelo por que estava gravando as duas sequencias quase ao mesmo tempo, Matrix e John Wick. Estas são algumas perguntas que Matrix: Resurrections expõe diante de você. Se todas elas serão respondidas, não é o ponto. Na verdade, o filme vai pegar você desprevenido se você espera que seja apenas uma continuação e não algo verdadeiramente original. Para entender isso, precisamos voltar no tempo…

Foto reprodução - Warner Bros.

20 anos atrás, Os Irmãos Wachowski deram um grande salto com Matrix. Não é todo dia que você vê um filme popular com o tipo de sabedoria que você encontrou no fenômeno cult e virou até tese de Mestrado de alguns aficionados. Também ensinou toda uma geração de jovens cineastas a sonhar um pouco mais. Então, 20 anos depois e após algumas mudanças em suas vidas pessoais, Matrix não pode ser apenas sobre 'saber a verdade' ou 'libertar sua mente'. Então, Lana (que dirigiu sozinha, sem sua irmã), torna Matrix: Resurrections é um filme que desafia as expectativas em todos os cantos. Cada gatilho e cada volta leva a outro portal (acabaram-se as ligações telefônicas), mas permanece o fato meio clichê de que só o amor pode salvar o mundo. Lana está mais ansiosa em mostrar o verdadeiro romance que está no centro de sua história inicial. Uma vez que o filme acredita na filosofia de que "o amor é a base de tudo" e que isso não é apenas um problema do mundo real, mas também fictício.

Matrix: Resurrections não é a mesma Matrix de 1999 e não faz muito para remover toda aquela ansiedade que pairava como uma nuvem sobre os espectadores do cinema no final do terceiro filme em 2003. Embora o enredo deixe um pouco a desejar, o forte núcleo emocional de Resurrections e as performances de destaque de Reeves, Moss e Henwick certamente atrairão fãs de longa data da franquia de volta. O filme, no entanto, implora uma comparação com o original, enviando Neo/Wick por um caminho semelhante.

Foto reprodução: Warner Bros.

Surpreendentemente, a ação também foi um pouco decepcionante. Já vimos personagens subindo pelas paredes enquanto atiravam. Não há muitas novidades incluídas. E como o enredo é meio fraco, as apostas durante as cenas de ação parecem menores do que deveriam. Ser capaz de acompanhar os eventos que acontecem na tela é essencial para gerar tensão. Apenas os efeitos visuais impressionam. Eles são incríveis, tornando a imagem agradável de se olhar, principalmente na tela IMAX.

As pessoas obcecadas por Matrix com certeza vão adorar Matrix Resurrections, devido à sua referência constante. Quem não for aquele fã de carteirinha pode se decepcionar provocando muita confusão ao assistir a um filme diferente. Ele foi criado para iniciar uma possível nova série, quem sabe… Onde o filme original foi estrondosamente inovador, este deixou um pouco a desejar. E não esqueçam de assistir à cena pós-crédito!


  1. Ficha técnica
  • Título original Matrix Resurrections
  • Lançamento: 22 de dezembro de 2021
  • Duração: 2h 28min
  • Gênero: Ficção científica, Ação
  • Direção: Lana Wachowski
  • Roteiro: Lana Wachowski, David Mitchell
  • Elenco: Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Yahya Abdul-Mateen II


Professor de Inglês e também crítico de cinema. Fã de carteirinha de filmes de ficção, ação e aventura, mas sempre com o olhar diferenciado para cada gênero de modo a transmitir com máxima fidelidade a minha impressão real sobre cada filme. Apesar do estrangeirismo do nome sou 100% cearense.

Postar um comentário

Copyright © Callango Nerd. Designed by OddThemes Shared By Way Templates