-->

Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page

Bom, após ver muita gente falando deste filme, resolvi conferir para saber de fato se ele é ou não um forte candidato ao prêmio do careca dourado. Olha, foi uma bela surpresa.


Baseado em uma história real, Pieces Of Woman acompanha a vida de um casal que está esperando o primeiro filho, mas as coisas não acontecem da maneira planejada. O filme começa mostrando a rotina do casal, suas dificuldades e dramas familiares, mas é na cena do parto que mora 'o coração' deste filme, pois tudo que virá em seguida será ditado pelo que acontece aqui.


O casal Martha e Sean, interpretados por Vanessa Kirby e Shia LaBeouf, decidem ter o filho em casa, e para isso contratam uma parteira que acaba não comparecendo após a bolsa de Martha já ter estourado. Uma outra parteira é chamada e vai até o local para executar o procedimento. Em um plano-sequência de aproximadamente 25 minutos, o diretor Kornél Mundruczó nos faz acompanhar nos mínimos detalhes toda a conexão e cumplicidade do casal, assim como a aflição, e medo pelo que há de vir. A Câmera passando por entre os cômodos, nos transporta para dentro da cena, compartilhando de cada sensação, e emoção principalmente de Martha. A dor, o medo, aflição misturadas com a esperança de que dê tudo certo. A alegria de ver sua primeira filha nascer, e em seguida dor após sua morte.


O que vemos daqui a diante, são todas as consequências do acontecimento. Questões judicias com a parteira, questão relacionamento com a mão, e até o seu casamento sendo corroído pelo luto que Martha procura incessantemente não passar. Sua luta é diária, e dolorosa, e os conflitos mostram o quanto ela tenta se fortalecer dia após dia. A relação de Martha com sua mãe, interpretada por Ellen Burstyn, é complicada, pois, apesar de apresentar boas intensões, a forma brusca e rude como ela lida com a situação toda. Apenas prejudica o estado psicológico da filha. Com o marido Sean então, as coisas só pioram, pois, todo o cuidado que ele apresentou no início, vai embora e da lugar a falta de empatia. O filme mostra sua aflição pela perda, mas também deixa claro que sua dor não justifica suas decisões erradas.

Vanessa Kirby é uma atriz que pouco acompanhei, e após conferir sua interpretação nesse filme, me arrependo de não ter visto mais filmes com ela. Ela é sem dúvidas uma fortíssima candidata a receber o Oscar de melhor atriz. Sua expressão corporal, suas feições, o olhar mostra tudo que sua personagem está sentindo e muito disso acontece sem ela dizer uma palavra. A sensação silenciosa, apática e anestesiada da dor da perda traz, são interpretadas de uma forma tão verdadeira, que não tem como não se envolver, e passar a sentir um pouco do que ela sente. Vemos a alma de Martha no silêncio da sua dor.

Pieces Of Woman é um filme verdadeiro quem tudo que se propõe. É impossível não se envolver, e comprar a história dessa mulher. É uma obra sublime, com ótimos diálogos, fotografia e enquadramento que nos posiciona como participantes da trama. A trilha sonora evidencia cada mudança de tom e de sentimento. É um filme que traz uma carga emocional muito grande, e nos faz pensar sobre a vida e as decisões que tomamos. Sobre o que é ou não importante, e o que devemos valorizar de verdade. Recomendo sem pestanejar, e estarei na torcida pelo Oscar de Vanessa Kirby.

  1. ficha técnica
Titulo: Pieces of a Woman
Direção: Kornél Mundruczó
Distribuição: Netlfix
Roteiro: Kata Wéber
Elenco: Vanessa Kirby, Shia LaBeouf, Ellen Burstyn
País: EUA
Ano de lançamento: 2021

  1. trailer 

Cearense com gosto de gás! CEO do Callango Nerd, cinéfilo, crítico, redator, desenhista, designer gráfico, professor de Cearensês e Mestre Jedi na arte de fazer piada ruim.
Comente