PIECES OF WOMAN | Confira nossa análise

PIECES OF WOMAN | Confira nossa análise


Bom, após ver muita gente falando deste filme, resolvi conferir para saber de fato se ele é ou não um forte candidato ao prêmio do careca dourado. Olha, foi uma bela surpresa.


Baseado em uma história real, Pieces Of Woman acompanha a vida de um casal que está esperando o primeiro filho, mas as coisas não acontecem da maneira planejada. O filme começa mostrando a rotina do casal, suas dificuldades e dramas familiares, mas é na cena do parto que mora 'o coração' deste filme, pois tudo que virá em seguida será ditado pelo que acontece aqui.


O casal Martha e Sean, interpretados por Vanessa Kirby e Shia LaBeouf, decidem ter o filho em casa, e para isso contratam uma parteira que acaba não comparecendo após a bolsa de Martha já ter estourado. Uma outra parteira é chamada e vai até o local para executar o procedimento. Em um plano-sequência de aproximadamente 25 minutos, o diretor Kornél Mundruczó nos faz acompanhar nos mínimos detalhes toda a conexão e cumplicidade do casal, assim como a aflição, e medo pelo que há de vir. A Câmera passando por entre os cômodos, nos transporta para dentro da cena, compartilhando de cada sensação, e emoção principalmente de Martha. A dor, o medo, aflição misturadas com a esperança de que dê tudo certo. A alegria de ver sua primeira filha nascer, e em seguida dor após sua morte.


O que vemos daqui a diante, são todas as consequências do acontecimento. Questões judicias com a parteira, questão relacionamento com a mão, e até o seu casamento sendo corroído pelo luto que Martha procura incessantemente não passar. Sua luta é diária, e dolorosa, e os conflitos mostram o quanto ela tenta se fortalecer dia após dia. A relação de Martha com sua mãe, interpretada por Ellen Burstyn, é complicada, pois, apesar de apresentar boas intensões, a forma brusca e rude como ela lida com a situação toda. Apenas prejudica o estado psicológico da filha. Com o marido Sean então, as coisas só pioram, pois, todo o cuidado que ele apresentou no início, vai embora e da lugar a falta de empatia. O filme mostra sua aflição pela perda, mas também deixa claro que sua dor não justifica suas decisões erradas.

Vanessa Kirby é uma atriz que pouco acompanhei, e após conferir sua interpretação nesse filme, me arrependo de não ter visto mais filmes com ela. Ela é sem dúvidas uma fortíssima candidata a receber o Oscar de melhor atriz. Sua expressão corporal, suas feições, o olhar mostra tudo que sua personagem está sentindo e muito disso acontece sem ela dizer uma palavra. A sensação silenciosa, apática e anestesiada da dor da perda traz, são interpretadas de uma forma tão verdadeira, que não tem como não se envolver, e passar a sentir um pouco do que ela sente. Vemos a alma de Martha no silêncio da sua dor.

Pieces Of Woman é um filme verdadeiro quem tudo que se propõe. É impossível não se envolver, e comprar a história dessa mulher. É uma obra sublime, com ótimos diálogos, fotografia e enquadramento que nos posiciona como participantes da trama. A trilha sonora evidencia cada mudança de tom e de sentimento. É um filme que traz uma carga emocional muito grande, e nos faz pensar sobre a vida e as decisões que tomamos. Sobre o que é ou não importante, e o que devemos valorizar de verdade. Recomendo sem pestanejar, e estarei na torcida pelo Oscar de Vanessa Kirby.

  1. ficha técnica
Titulo: Pieces of a Woman
Direção: Kornél Mundruczó
Distribuição: Netlfix
Roteiro: Kata Wéber
Elenco: Vanessa Kirby, Shia LaBeouf, Ellen Burstyn
País: EUA
Ano de lançamento: 2021


Cearense com gosto de gás! CEO do Callango Nerd, cinéfilo, crítico, redator, desenhista, designer gráfico, professor de Cearensês e Mestre Jedi na arte de fazer piada ruim.

Postar um comentário

Copyright © Callango Nerd. Designed by OddThemes Shared By Way Templates