JOHN TITOR - O VIAJANTE DO TEMPO


Viagem no tempo é um tema que sempre me atraiu desde criança, e depois de assistir a um episódio de The Big Bang Theory ontem, onde Sheldon faz uma analogia sobre viagem no tempo em De Volta Para o Futuro, acabei me lembrando de um dos casos mais famosos da internet envolvendo essa temática.

  1. O SURGIMENTO
O caso aconteceu entre os anos 2000 e 2001, quando surgiu na internet um cara chamado John Titor, alegando ser um viajante do tempo. Naquela época, era comum que a galera trocasse ideias em fóruns, e foi em um desses, mais precisamente em novembro de 2000, que apareceu um usuário com o "nick" de "TimeTravel", no fórum intitulado "Instituto Viagem no Tempo".

Esse cara chegou logo mandando a seguinte mensagem: “Saudações, eu sou um viajante do tempo do ano de 2036”. É claro que a galera começaria a frescar, fazendo perguntas como número de loteria, resultado de jogos, mas segundo ele essas respostas não poderiam ser dadas, pois feririam seu “código de conduta”.

O negócio começou a ficar mais sério quando ele começou a descrever sua máquina do tempo e apresentar fotos dos manuais de utilização. Veja as fotos abaixo:





Pouco tempo depois o cara sumiu desse fórum.

Em janeiro de 2001, o tal TimeTravel reapareceu, agora em outro fórum, o “BBS Art Bell”, onde era necessário efetuar um cadastro para entrar, daí foi descoberto seu verdadeiro nome, John Titor. Foi nesse novo fórum que Titor revelou o que diacho ele estava fazendo nos anos 2000, sendo ele de 2036.

  1. A MISSÃO
John Titor afirmou ser um soldado americano do ano de 2036, originário da cidade de Tampa, Flórida. Ele havia sido designado para uma missão de voltar para o ano de 1975 e adquirir um computador IBM 5100 (que executa as linguagens de programação APL e BASIC), que segundo ele seria necessário para depurar programas antigos em 2036 (uma possível referência ao problema do ano 2038 nos sistemas Unix). Titor teria sido selecionado para essa missão por causa do seu avô paterno na montagem e programação do IBM 5100.


O modelo IBM 5100 lançado em 1975 fora retirado do mercado em 1982. Desde então o modelo 5100 ficou armazenado em depósitos da IBM.

John voltou na época correta e conseguiu adquirir o computador. De imediato entraram em contato com a IBM perguntando se eles deram por falta de alguma unidade 5100 em seus depósitos, e a resposta foi que sim!

Um alto funcionário da IBM revelou que o modelo 5100 era dotado de uma rara interface entre sua codificação e o emulador, que permitiria ao programador acessar todos os códigos da IBM, que tal função foi suprimida e seus exemplares recolhidos por medo da concorrência e também da espionagem industrial.

Titor afirmou ter “estacionado” desde 1998, e que o teria feito por “razões pessoais”, visitar sua família e tentar alertar a população sobre acontecimentos futuros, dando uma lista de “previsões”:


Uma guerra civil nos Estados Unidos começaria em 2004;
Em 2015, a Rússia lançaria um míssil no país, acabando com estados inteiros e iniciando a Terceira - Guerra Mundial;
Os Estados Unidos se dividiriam em cinco países, com um presidente cada;
A doença de Creutzfeldt-Jakob (a vaca louca) preocuparia os criadores de gado nos anos seguintes;
Não haveria a realização de Jogos Olímpicos após as guerras civis de 2005;
Disse que a China conseguiria mandar um homem para o espaço, algo que já aconteceu em 2003;
Disse que haveria conflitos futuros entre o EUA e a China;
Em 2012 o EUA teria problemas internos graves que gerarão conflitos e uma grande migração de pessoas para locais menos habitados. Por esses motivos os direitos civis seriam deixados de lado;
Ele revelou que o CERN conseguirá descobrir as bases para a viagem no tempo.

  1. A MÁQUINA DO TEMPO
Titor descreveu sua máquina do tempo como sendo uma “unidade de deslocamento no tempo de massa estacionária alimentada por duas singularidades duplamente positivas girando no topo”, produzindo uma “senoide Tipler deslocada padrão”. O cara mandou até fotos dos esquemas uma lista com a finalidade do aparelho, que segundo ele, era acoplado na parte traseira de um Chevrolet Corvette conversível de 1967 e mais tarde num caminhão de 1987 que possuía tração nas quatro rodas.




  • 1 - Duas unidades de armazenamento magnético para as microssingularidades duplas;
  • 2 - Uma variedade de injeção eletrônica para alterar as microssingularidades de massa e gravidade;
  • 3 -Um sistema de ventilação de raios X e congelamento;
  • 4 - Sensores de gravidade ou uma comporta variável de gravidade;
  • 5 - Quatro principais relógios de césio;
  • 6 - Três principais unidades computacionais.

  1. A VIAGEM NO TEMPO
Titor disse ainda que o “modelo Everett-Wheeler da física quântica” estava certo. Conhecido como “a interpretação de muitos mundos”, o modelo postula que todo resultado possível de uma decisão quântica na verdade ocorre em um “universo” paralelo, sendo esse o motivo da não ocorrência do conhecido “paradoxo do avô”. De acordo com sua lógica, voltando ao passado e matando o seu avô esse seria uma pessoa diferente, que estaria interligado a uma linha temporal diferente da dele. Algo parecido com o que vimos em Vingadores Ultimato.

…O paradoxo do avô é impossível. De fato, todo paradoxo (temporal) é impossível. A teoria de Everett-Wheeler-Graham ou dos múltiplos mundos está correta. Todos os possíveis estados quânticos, eventos, possibilidades e resultados são reais, eventuais, e estão ocorrendo. As chances de todas as coisas acontecerem em algum lugar, durante algum tempo no superverso é de 100%.

Caso você não conheça o “Paradoxo Do Avô” ele formula que se uma pessoa viajar para o passado e matar seu avô antes de ele conhecer sua avó, essa pessoa deixará de existir. Teoria essa abordada em diversos filmes como ‘De Volta Para o Futuro’ e ‘Exterminador do Futuro’. Pelo contexto Titor vinha do futuro, mas de uma dimensão paralela a nossa.

  1. O mundo em 2036
John Titor também contou detalhes do mundo em seu tempo, deixando a galera ainda mais curiosa. Segundo ele, o meio ambiente de 2036 está bastante contaminado por radiação, causando doenças em diversas pessoas e suas proles. Eles vivem em clima de fazenda, mas as plantações são cultivadas em estufas bem lacradas, e a quantidade de alimento produzida é apenas para estoque mínimo. As universidades são bastante importantes por conterem nelas bibliotecas, e as pessoas tem mais contato umas com as outras. Diferente do nosso tempo com tanta tecnologia a disposição.

Para eles nossa geração era materialista demais, e somos conhecidos como "aqueles que tiveram tudo e não souberam aproveitar".

Quando questionado sobre mistérios sem explicação como extraterrestres, Titor sugeriu que OVNIs e visitantes alienígenas podem também ser viajantes no tempo de um futuro muito mais longe que o seu, que possuem máquinas do tempo superiores às suas.

  1. VOLTANDO PRA CASA
As últimas postagens de John foram em março de 2001. Nesse período ele havia informado que estaria voltando para o seu tempo. Desde então ninguém mais teve notícias sobre o tal viajante do tempo.

Ainda em outubro de 2000, ele apareceu numa sala de bate-papo IRC do Reino Unido. No chat, ele respondeu a uma pergunta feita por Yariesa, se seria possível ele mudar o futuro que ele estava prevendo, e a resposta foi a seguinte: “Já é tarde demais. Eu só desejo que as coisas não tenham que ocorrer do mesmo modo em que elas aconteceram.“

Será que John Titor mudou a história?

  1. VERDADE OU MENTIRA?
Bom, o caso até hoje ainda rola na internet sem uma conclusão exata. Sabemos que grande parte das “previsões” de John Titor não se cumpriu e o que se cumpriu era algo já esperado. De fato, as informações dadas por Titor pareciam verídicas por causa da precisão e veracidade nas informações sobre física quântica. Ninguém poderia desmenti-lo. Será mesmo?

Algo que deve ser observado aqui é que não existe nenhuma informação passada pelo cara que já não tivéssemos conhecimento, como a teoria da relatividade de Einstein. Nem mesmo as funcionalidades do computador IBM 5100 eram algo secreto, como ele dizia ser.

Vale salientar que a história de John Titor rolou na internet durante anos, e foi recontada em diversas mídias, incluindo um livro publicado em 2003 intitulado John Titor: A Time Traveler’s Tale, uma peça de teatro de 2004, Time Traveler Zero Zero, baseada na história de John Titor e uma franquia japonesa chamada Steins Gate, original de 2009, um mangá e um anime que têm como um dos seus principais temas a história de John Titor. Sem falar em um site, e uma fundação intitulada como John Titor Foundation. John Titor acabou virando algo bem lucrativo. Mas aí, isso se tornou lucrativo exatamente pra quem?

Diante de diversos furos e divergências históricas descritas por John Titor, o programa de TV italiano Voyager – Ai confini della conoscenza transmitiu uma investigação da história de John Titor em 19 de maio de 2008. O detetive privado Mike Lynch, contratado para efetuar a investigação, concluiu que não existem registros, nem no passado distante, de qualquer John Titor ou família Titor. Além disso, a John Titor Foundation não tinha escritório e seu endereço é uma caixa de correio alugada; sem fitas, gravações, ou evidência de algum Titor; e somente Larry Haber, advogado e dono dos direitos comerciais que envolvem John Titor, confirmou sua existência. Segundo Lynch, John Titor pode ser o irmão de Larry, John Rick Haber, um expert em computadores.

Em 2013 ainda surgiu uma tal Kay Titor, alegando ser mãe de John, e que ele era mantido longe das informações sobre sua versão futura para não alterar a linha temporal. E até hoje, eles ainda sustentam a história, e continuam lucrando com ela.


E aí, o que você achou? Comente!

0 Comentários