O PRIMEIRO HOMEM | Vale ou não a pena assistir? Leia nossa resenha

O PRIMEIRO HOMEM | Vale ou não a pena assistir? Leia nossa resenha


  1. informações
Título original: First Man
Data de lançamento: 18 de outubro de 2018 (2h 22min)
Direção: Damien Chazelle
Elenco: Ryan Gosling, Claire Foy, Jason Clarke
Gêneros: Drama, Biografia
Distribuidor: UNIVERSAL PICTURES
Nacionalidade: EUA

Com os premiados 'Whiplash' e 'La La Land', o cineasta Damien Chazelle, assumiu uma missão bem diferente ao comandar um filme espacial. Olha… o resultado obtido, pode fazer com que 'O Primeiro Homem' seja sua próxima obra a disputar o Oscar.

Se afastando um pouco do mundo da música, Chazelle não deixa de lado uma de suas principais características, ao abordar de forma próxima e pessoal, a história de mais um protagonista focado, ambicioso que não desiste de seus sonhos.

Ryan Gosling, que estrelou La La Land, volta a trabalhar com o diretor. Agora, encarnando ninguém menos que Neil Armstrong, astronauta conhecido por ser o primeiro homem a pisar na Lua. Assim como o próprio título do filme diz, o foco não é a viagem a Lua, e sim o homem por trás do astronauta. Sua jornada, sua carreira como engenheiro, mas principalmente sua vida pessoal, família, e seus temores.

De todos os desafios do diretor, o maior deles foi tornar uma história que todos conhecem e sabem como irá terminar, em algo cativante e interessante. Não apenas contando a história, mas se preocupando em como contar ela. O trabalho de montagem de Tom Cross e de fotografia Linus Sandgren, cria toda uma atmosfera sonora e visual, sendo capaz de nos levar para aquela época. Nos colocando dentro da história, e por muitas vezes, nos fazendo experimentar um pouco da sensação de estar dentro de um foguete. Isso é simplesmente fantástico, me senti lá, mesmo não estando.

O trabalho de fotografia de Sandgren, da ainda mais essa sensação de proximidade, focando quase sempre nos olhos dos personagens. Isso ajuda a dar mais dramaticidade e emoção. Principalmente nas cenas de Claire Foy na pele da esposa de Neil, que simplesmente rouba a cena. Claire mostra uma esposa dedicada, que tenta manter um ambiente familiar estável, diante do fato de seu marido estar em uma jornada pode lhe tirar a vida a qualquer momento.

Ryan Gosling faz um ótimo trabalho, transmitindo toda a emoção, e frieza necessária para assumir uma missão tão perigosa. É através dele que podemos compreender de forma pessoal o que é ser um astronauta. Não é apenas um cara que do nada decidiu ir para o espaço, mas um pai, um marido, um amigo, um homem que perseguiu seus sonhos, e enfrentou todas as adversidades para isso.

Diferente de muitos outros filmes com a temática espacial, aqui podemos ver um foco maior na parte interna dos foguetes. Isso possibilita uma verdadeira sensação de como é estar lá dentro, sem a necessidade de uma sala 4D. Existem as cenas externas, é claro, mas o foco aqui é mostra o quão louco é tudo isso. É fácil olhar de fora um foguete subindo e se lançando no infinito, mas ver do lado de dentro, e sentir toda a tenção e o perigo, é outro nível, algo muito louco.

Respondendo à pergunta título do post, sim, vale e muito a pena assistir. O Primeiro Homem é simplesmente fantástico. É uma obra sobre desbravamento, sobre sonhos, sobre sentimentos, sobre alcançar o impossível, mas tudo isso, visto do lado de dentro. Damien Chazelle não nos conta a história, ele nos faz participar dela.


Postar um comentário

Copyright © Callango Nerd. Designed by OddThemes Shared By Way Templates