O Insulto | Vale ou não a pena assistir?

O Insulto | Vale ou não a pena assistir?


  1. informações
Título original: L'Insulte
Data de lançamento: 8 de fevereiro de 2018 
Duracão: 01:52H
Direção: Ziad Doueiri
Elenco: Adel Karam, Rita Hayek, Kamel El Basha
Gênero: Drama
Nacionalidades: França, Líbano
Distribuidor: IMOVISION
Ano de produção: 2017

Em Beirute, um insulto explosivo do empreiteiro palestino, Yasser, leva Toni, um mecânico cristão libanês, a procurar uma briga que vai parar no tribunal. Durante o julgamento muita coisa é revelada e a disputa atrai o interesse da mídia insuflando um ressentimento reprimido no país entre grupos rivais, causando uma crise social no Líbano, forçando Toni e Yasser a reconsiderarem suas vidas e preconceitos.

Só temos justiça se tivermos respeito. Não adianta querer fazer justiça subjugando o outro. Temos que entender cada uma das partes para entendermos o todo. Esse filme mostra uma realidade não muito diferente do que estamos vivendo aqui no Brasil: abrigando refugiados de outros países., ocupando espaço, roubando nossos empregos… mas peraí… eles não escolheram sair de seus países de origem, eles tiveram que sair. Tudo bem, o governo poderia organizar melhor esse processo, mas podemos tentar ser mais compreensivos mesmo assim.

No caso do filme, o ressentimento entre os personagens é histórico, uma história até bem recente, quando comparada com outros países do mundo. A ponto de uma pequena rusga dar início a uma cadeia de situações culminando numa revolução civil.

A história é impressionante, cada personagem, apresentado como simples cidadãos trabalhadores e que vão ganhando uma dimensão cada vez maior à medida que a trama se desenrola. Não perde em nada para os made in Hollywood, na verdade, é melhor que muitos. A interpretação dos atores muito boa, a filmagem nem um pouco monótona nos embala pouco a pouco e quando vemos, estamos vibrando quase como se estivéssemos lá, assistindo tudo acontecendo ao vivo.

Magnífico! Vale muito à pena ver! Uma história arrepiante, é capaz de reger o tempo da nossa respiração a cada reviravolta no caso. Me envolveu de tal forma que não conseguia pensar em mais nada até a sessão terminar. Estou torcendo pelo sucesso de O Insulto, ele merece!




Diretamente do miolo mais arretado do nordeste brasileiro, vem a cearense de nome árabe descendente dos portugueses mais expertos da história!


Postar um comentário

Copyright © Callango Nerd. Designed by OddThemes Shared By Way Templates