Resenha | "Está Tudo Bem Comigo?"


No fim de semana assisti a "Está Tudo Bem Comigo?" com a Dakota Johnson, que chegou recentemente ao catálogo do serviço de streaming Max. A história é sobre a Lucy (Dakota Johnson) e a Jane (Sonoya Mizuno), que são amigas de longa data. Elas são super unidas, sabem tudo uma da outra, mas em determinado momento, Jane é promovida em seu trabalho e terá que se mudar pra Londres, deixando Lucy pra trás. Lucy, tentando ser honesta, revela a Jane ser lésbica e a partir daí, inicia-se uma jornada de aceitação e descoberta sobre si depois dos 30. A princípio essa revelação não atrapalha a amizade das duas, mas no decorrer da história, mesmo Jane dando todo apoio a Lucy em sua descoberta e aceitação, as duas acabam tomando rumos diferentes. A roteirista Lauren Pomerantz conseguiu captar bem essa dinâmica, mostrando que mesmo conhecendo alguém profundamente, sempre tem coisas que a gente não sabe.

Dakota Johnson interpreta a Lucy de um jeito autêntico e cativante, tornando sua personagem genuína, a ponto de nos envolvermos em seus dilemas de maneira fácil. Lucy é tímida e introvertida, enquanto Jane é seu contraponto essencial: extrovertida e comunicativa. Isso faz com que em sua amizade, uma compete a outra, evidenciando os laços que construíram durante tanto tempo, além da importância na vida uma da outra.

Sobre a pauta relacionada a sexualidade de Lucy, o filme não se sustenta apenas nesse ponto, indo além, falando sobre amizade, confiança e as escolhas que fazemos em nossas vidas. A direção de Tig Notaro e Stephanie Allynne equilibra bem a trama, com momentos de humor e reflexões mais sérias. Além disso, o filme é suave e consegue manter um bom ritmo em seus três atos, deixando a história fluir de maneira agradável e envolvente.

A roteirista Lauren Pomerantz, se inspitou em suas próprias experiências de vida. Há 12 anos, ela contou aos amigos sobre sua orientação sexual e enfrentou barreiras por medo de perder a amizade deles. Isso dá uma autenticidade boa ao filme, mostrando como é importante ter amigos de verdade por perto.

Todos temos dramas pessoais assim como Lucy, envolvendo sexualidade, amizade, confiança e decisões profissionais. O filme economiza na questão da sexualidade pra focar numa abordagem mais ampla, sendo compreendido por pessoas que se identifiquem ou não com os dilemas da Lucy. Gostei bastante do trabalho de roteiro e direção, e de como a história é conduzida, sendo uma comédia romântica que trata de seus temas com maturidade.

Trocando em miúdos, "Está Tudo Bem Comigo?" é aquele filme que faz a gente pensar nos dilemas abordados, não apenas assistir por entretenimento. É um bom filme, e é bem leve, mesmo em cenas que poderiam ter um certo apelo visual. Recomendo.

  1. Ficha Técnica
  • Título original: Am I Ok?
  • Duração: 1h 26min
  • Gêneros: Comédia, Romance
  • Direção: Tig Notaro, Stephanie Allynne
  • Elenco: Dakota Johnson, Sonoya Mizuno, Jermaine Fowler

0 Comentários