King Richard - Vale à pena assistir a essa partida.

King Richard - Vale à pena assistir a essa partida.


De cara quando começa o filme eu pensei que tinham chamado o Martinho da Vila pra fazer o papel de King Richard, mas era Will Smith que interpreta Richard Williams, pai de duas futuras campeãs de tênis: Venus e Serena Williams, essa até já

fez uma ponta no filme Pixels com Adam Sandler. Esta é talvez uma das melhores performances da carreira de Smith, com Aunjanue Ellis indo de igual para igual com ele como a matriarca da família Williams. O filme é um testemunho de suas habilidades de atuação, que às vezes foram negligenciadas em suas escolhas de carreira posteriores, tipo Esquadrão Suicida. E pra quem está se perguntando por que um filme sobre duas das maiores jogadores de tênis de todos os tempos se concentra em seu pai, é porque é uma grande história de como um pai dedicado traça todo um plano para tirar suas filhas adolescentes das ruas e fazer delas verdadeiras atletas do tênis mundial.

Warner Bros. / Foto Reprodução

O ritmo do filme é tipo assim quaaase perfeito, evitando outro erro clássico da biografia de mostrar muito ou pouco ao capturar os primeiros anos da carreira de Vênus e Serena. Acompanhamos, lógico a história real das garotas, desde o início quando praticavam em uma quadra de tênis decadente em Compton, Califórnia, rodeada de meliantes até a emocionante derrota de Vênus em 1994 para a vencedora de 14 Grand Slams Arantxa Sánchez-Vicario que a meu ver trapaceou no jogo tirando a concentração de Venus indo ao banheiro para uma mijada de dez minutos. O filme, lógico, também retrata o racismo e a luta de classes que elas enfrentaram ao longo do caminho em um mundo cruel para os jovens negros, principalmente naquela época. O trabalho da câmera também se destaca aqui, com sequências de filmagens ao longo das partidas após o jogo de uma forma que dá a sensação de assistir a um jogo ao vivo. E o filme não esconde as falhas de seu protagonista, dando-lhe um arco de história realista, mas ainda assim com raízes profundas. É um acréscimo bem-vindo ao gênero biográfico, impulsionado por uma atuação marcante de Will Smith.

Warner Bros. / Foto Reprodução

“King Richard”, é um retrato meio complexo da vida de Richard Williams, que moldou suas filhas Venus (Saniyya Sidney) e Serena (Demi Singleton) em campeãs de tênis sem igual, e é bem capaz de Smith conquistar o Oscar de melhor ator pelo trabalho. Venus e Serena Williams são as produtoras executivas de “King Richard” e o filme presta homenagem ao pai determinado, mas também à mãe, Brandy (interpretada por Aunjanue Ellis), ex-atleta que trabalhava como enfermeira e que enfrenta a teimosia do às vezes rabugento Richard e é ela que é a cola que mantém sua família unida. “King Richard” é uma história de esportes do estilo Rocky e um filme para a família que transcende clichês. Brandy e Richard são um time, mas eles frequentemente se chocam em sua determinação em criar garotas negras confiantes e talentosas em um mundo que as subestima. “King Richard” é uma história para agradar ao público e inspiradora com mordida, pois, no final e contra todas as probabilidades, os pais acabaram por estar certos.

Isso se deve à história única de como Williams, um segurança de Compton, Califórnia, treinou suas duas filhas mais velhas desde a infância para se tornarem profissionais do tênis. Mas ele e Brandy Williams fizeram do jeito deles. Eles forneciam um lar acolhedor para todas as cinco meninas, ao mesmo tempo que insistiam em boas notas e temperamentos bem fundamentados. O filme mostra o racismo insidioso no circuito de tênis muito branco de Los Angeles, onde a bravata de Richard faz inimigos e onde as habilidades de Vênus e Serena são inicialmente descartadas por Vic Braden, que deve ter se arrependido amargamente.

Warner Bros. / Foto Reprodução

O foco principal está em Vênus, que pavimentou o caminho para sua irmã mais nova e até meio desajeitada emergir de sua sombra como uma força atlética ainda maior. O desempenho de Smith é bem detalhado e eficaz, porque ele mostra Richard como alguém motivado e experiente, mas também egoísta e teimoso, enraizado em seus próprios medos profundos. Ele corteja e depois bate de frente com os melhores treinadores, primeiro Paul Cohen (Tony Goldwyn) e depois Rick Macci (Jon Bernthal), ambos os atores adicionando entusiasmo ao elenco.

Há (é lógico) muitas partidas de tênis emocionantes enquanto Vênus passa de prodígio a profissional no início de 1990 com apenas 14 anos. Mas o coração do filme é a base da educação e da ética de trabalho que Richard e Brandy construíram para sua família, embora o filme não dê muitas informações sobre as outras três irmãs.

É bem sabido que Venus e Serena Williams mudaram completamente o tênis feminino, tanto com seu estilo de jogo quanto ajudando a dar a uma nova geração a confiança de que podem ter sucesso no que historicamente tem sido um esporte muito “branco”. O legado das irmãs Williams está seguro.

Warner Bros. / Foto Reprodução

Menos conhecido e muito menos seguro é o legado de seu pai, Richard Williams. Muitas vezes ele é considerado um caçador de atenção excessivamente controlado, que empurrava suas filhas para o sucesso, muitas vezes para seu próprio benefício. King Richard tenta mudar essa percepção, possivelmente indo longe demais na outra direção, embora, uma vez que Vênus e Serena estiveram fortemente envolvidas na produção do filme, quem sou eu para dizer, né?

Há momentos em que as coisas não saem exatamente do jeito que ele espera, e mesmo assim ele diz que estava "em seu plano". Parte disso tem que ser para salvar seu próprio ego, mas também é um reconhecimento da necessidade ocasional de se ajustar, às vezes para fazer o certo por suas filhas - há uma cena em que ele diz a Serena que a manteve na sombra de Vênus de propósito, porque ele sabia que ela poderia lidar com isso e, além disso, ela crescerá para ser a maior de todos os tempos. Ele revelou estar certo, mas já sabemos que foram as circunstâncias que mantiveram Serena atrás da irmã, não necessariamente suas intenções. O que Richard estava fazendo era simplesmente tentar ajudar a filha a se sentir melhor.

E, pra falar a verdade, tudo isso é uma inspiração para ver, um homem que ajuda seus filhos a alcançar a grandeza, afirmando-os, não os repreendendo. É assim que aconteceu? Sem dúvida, é simplificado, mas este é um filme biográfico, não um documentário. Se houver um problema real, é que os últimos 45 minutos do filme cobrem a entrada de Vênus no tênis profissional aos 14 anos e atinge um nível de excitação que o resto do filme não consegue igualar. Mas, então, isso é ainda mais inspirador. Eu recomendo por três sets a zero!

  1. Ficha técnica
  • Data de estreia: 2 de dezembro de 2021 No cinema
  • Duração: 2h 18min
  • Gênero: Drama, Biografia
  • Direção: Reinaldo Marcus Green
  • Roteiro: Zach Baylin
  • Elenco: Will Smith, Saniyya Sidney, Jon Bernthal
  • Título original: King Richard


Professor de Inglês e também crítico de cinema. Fã de carteirinha de filmes de ficção, ação e aventura, mas sempre com o olhar diferenciado para cada gênero de modo a transmitir com máxima fidelidade a minha impressão real sobre cada filme. Apesar do estrangeirismo do nome sou 100% cearense.


Postar um comentário

Copyright © Callango Nerd. Designed by OddThemes Shared By Way Templates