JOIAS BRUTAS | Confira nossa análise desse excelente filme

JOIAS BRUTAS | Confira nossa análise desse excelente filme


Um dos filmes mais injustiçados na lista do Oscar foi 'Joias Brutas' (Uncut Gems), estrelado por Adam Sandler. Quem assistiu sabe que os motivos para essa afirmação são bem óbvios. Joias Brutas é simplesmente fantástico!

Howard Ratner (Adam Sandler) é um comerciante de joias que lida com todo o tipo de gente, negócios, falcatruas, agiotagem, produtos legais e ilegais. A medida que o filme se passa, acompanhamos toda a rotina turbulenta de Howard de forma imersiva, onde vemos um homem que faz de tudo para se dar bem todas as situações, passando por cima de princípios e da própria família para conquistar o que pretende.

Howard Ratner é o típico “enrolão”, o “gaiato”, cheio de conversa mole, o famoso “171”. Mesmo assim, é impossível não torcer por ele diante de tanto perrengue que ele passa. Perrengues esses provocados por ele mesmo, que ao invés de dar soluções simples para seus problemas, acaba acumulando mais e mais, fazendo deles uma bola de neve, o deixando a beira da morte muitas vezes.

O nível de imersão do roteiro é absurdo. Inicialmente o roteiro pode até parecer algo confuso e desacerbado, como se não tivesse um foco ou um caminho correto, mas isso faz parte da estratégia para nos colocar dentro da história. Os momentos de apreensão são tão bem trabalhados que me deixaram na ponta da cadeira muitas vezes. Destaco aqui a cena onde o astro da NBA, Kevin Garnet (que interpreta ele mesmo), fica preso na porta de segurança. Toda a agonia de quem está preso, como a de Howard em meio a lentidão de seus funcionários para resolver o problema, nos deixa na mesma sensação de sufoco e apreensão. Pense num trabalho bem feito.

Adam Sandler que por muitas vezes é criticado por seus filmes pastelões, que eu gosto mesmo assim (mas não todos), aqui dá um show de interpretação e vivacidade. Seu personagem é totalmente crível, suas aflições e sentimentos são estampados de forma verídica a todo momento. Me peguei tendo raiva de suas burrices e desonestidades, e alegria quando ele conseguia o que pretendia. O cara é um azarão e sortudo ao mesmo tempo, e Sandler faz isso com maestria.

Joias Brutas é um filme surpreendentemente fantástico e não pode ser deixado em uma lista perdida, ou ser ignorado como a academia do Oscar fez. Se você aí está na dúvida de conferir ou não, lhe aconselho que assista e se envolva nessa história frenética e cheia de interpretações quanto aos valores que damos a bens materiais, e o que o ser humano é capaz de fazer para conseguir o que quer.
  1. ficha técnica
Título original 
Uncut Gems
Distribuidor Netflix
Lançamento: 31 de janeiro de 2020
Duração: 2h 15min
Genero: Suspense, Drama, Comédia, Policial
Direção: Benny Safdie, Josh Safdie
Elenco: Adam Sandler, Julia Fox, The Weeknd
Nacionalidade Americana





Cearense com gosto de gás! CEO do Callango Nerd, cinéfilo, crítico, redator, desenhista, designer gráfico, professor de Cearensês e Mestre Jedi na arte de fazer piada ruim.


Postar um comentário

Copyright © Callango Nerd. Designed by OddThemes Shared By Way Templates