Responsive Ad Slot

Smiley face

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWS

A volta do Fantástico Jaspion!

sexta-feira, 5 de julho de 2019

/ por Callango Nerd

Ha 30 anos um órfão criado pelo profeta Edin é recrutado para enfrentar os que ameaçam a via láctea. Guiado por uma profecia galáctica que anunciava a vinda do demônio chamado Satan Goss que pretende conquistar todos os planetas.

Para defender o universo contra esse perigo iminente, Jaspion conta com a ajuda de uma nave transformer que é capaz de se tornar o Gigante Guerreiro Daileon, da androide Anri e da pequena, fofinha e pentelha monstrinha Miya. 

Durante essa jornada, o herói trava batalhas com lutas muito bem coreografadas com o seu maior rival, Mac Garen (Mad Galan do original), o filho de Satan Goss. 

A série (Kyojuu Tokusou Juspion (巨獣特捜ジャスピオン, Kyojū Tokusō Jasupion?) foi produzida pela Toei Company e exibida originalmente no Japão entre 15 de março de 1985 e 24 de março de 1986 pela TV Asahi, totalizou 46 episódios.

No dia 22 de fevereiro de 1988, sob o nome de "O Fantástico ", aterrissa no Brasil pela TV Manchete (hoje Rede Tv), distribuído pela Top Tape e em mídia VHS

O programa Clube da Criança, comandado por Angélica às 17h, foi incumbido a missão de apresentar o novo herói nipônico para o Brasil e logo obtendo enormes índices de audiência para a época.

Esse reconhecimento popular foi algo inédito, pois outras produções do gênero, como National Kid (1960), Spectreman (1971) e Ultraman (1966) já tinham surgido no país bem antes, mas não havia sido a febre que foi no Brasil com a chegada de Jaspion e Changeman, abrindo as portas definitivas para o mercado dos tokusatsu.

Mesmo em uma emissora pequena de canal aberto, como TV Manchete, Jaspion foi o responsável por garantir um sucesso tão estrondoso que superava, principalmente, a Rede Globo, que até então era a líder máxima de ibope, com o "Programa da Xuxa", e até hoje continua sendo o registro de maior audiência da extinta emissora.

Após sua passagem pela Tv Manchete, foi exibido pela Rede Record já entre agosto de 1994 até dezembro de 1995, com reprises em 1996, continuando a manter bons índices de audiência. Posteriormente, em 1997, foi transmitida pela CNT Gazeta. Atualmente está sendo exibido pelo canal Rede Brasil e talvez tenhamos outras emissoras prestes a exibir o herói nos próximos meses.

Jaspion ainda é detentor de enorme número de seguidores no Brasil, cuja população é a quinta maior do planeta, invariavelmente continua sendo uma das séries japonesas de Metal Hero (gênero que descreve o tipo de herói) com maior número de fãs em todo o mundo. Em razão desta enorme popularidade, o personagem-título tornou-se o protótipo do herói japonês no país, imagem que se mantém até os dias de hoje.

Após negociações, a série completa foi lançada novamente no Brasil em DVD pela Focus Filmes em 2009, com uma qualidade duvidosa das imagens e um box com um boneco de péssima confecção.

Lançado no Japão em 2017, pra alegria dos saudosos de plantão, o filme Space Squad: Gavan VS Dekaranger ressuscitando um novo MacGaren com coreografias de tirar o fôlego, enfrentando o novo Gavan que destroça o inimigo com a “ajuda” de nosso campeão Jaspion (cena de arrepiar), e despertando as esperanças para um filme solo do herói.

Muitos veículos de informação trataram de desmentir essa mínima possibilidade, pois o interprete de Jaspion o ex-ator Hikaru Kurosaki, hoje professor de mergulho em Okinawa, não quer mais saber de fazer nada para a Tv. Devido a brigas de longa data com a produtora, optou por viver uma vida anônima e pacata dando aulas de mergulho.

Então... Quando ninguém esperava, no dia 21 fevereiro de 2018, um dia antes do 30° aniversário da estreia do herói nas tvs tupiniquins, a Sato Company anuncia uma bomba.

Foi anunciado um filme com produção brasileira do herói com autorização de nada mais e nada menos que a própria Toei Company. A Toei que se prontificou de liberar além do licenciamento de produtos também figurinos e armaduras para a produção. Um susto grande para alguns, trazendo uma mista de alegria e preocupação no que vem por aí.

E mais uma produção prevista para este ano de 2019, o manga do Jaspion, produzido e licenciado pela editora JBC, e o mais legal de tudo, feito de fãs para fãs.

Com desenhos de Michel Borges e roteiro de Fabio Yabu (Combo Rangers). O manga será canônico, pois a própria Toei deu seus pitacos no roteiro final.

O manga do Fantástico Jaspion está previsto para ser lançado no final deste ano. 
Enquanto isso prosseguimos na torcida para termos novidade sempre deste Fantástico Jaspion.

  1. GALERIA
Jaspion


Artigo de Dam Neto
Revisado por Marina Alcâtara

Multimídia, Ilustrador e Mestre Supremo nas Artes Quadrinisticas e Nerdológicas.


Smiley face
( Omitir )

Se liga
© all rights reserved
By templateszoo and Callango Nerd