Responsive Ad Slot



ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWS

Críticos de cinema da Aceccine escolhem os melhores filmes de 2018

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

/ por Callango Nerd

Votação dá destaque especial às obras locais e nacionais. 

A Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) anuncia os curtas e longas-metragens que mais se destacaram em 2018, escolhidos pelos profissionais de cinema e audiovisual que atuam como críticos no Ceará. No decorrer da votação, realizada em duas etapas, foram citados 64 filmes, entre curtas, médias e longas, nas cinco categorias.

Para os prêmios de melhor longa-metragem estrangeiro e brasileiro, os associados consideraram produções lançadas em circuito comercial no Ceará entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2018 e que permaneceram em cartaz pelo menos uma semana. Concorriam na categoria de melhor longa-metragem cearense os filmes que estrearam nas salas de cinema, no mesmo período, ou obras inéditas em circuito que tiveram uma primeira exibição pública no Ceará no decorrer do ano, realizadas por cineastas locais.

O critério para o prêmio de melhor curta/média brasileiro contemplava filmes, independente do ano de produção, que tiveram uma primeira exibição pública em mostras e festivais do Brasil em 2018. Já para os curtas cearenses, concorriam obras que tiveram uma primeira exibição pública no Ceará no mesmo período.

Em 2018, a Aceccine também organizou o júri da crítica em dois festivais cearenses: NOIA e For Rainbow, reforçando o compromisso com a produção audiovisual local e nacional. “O cinema, mais do que nunca, tem jogado um olhar crítico e político sobre questões urgentes da sociedade e isso é perceptível não apenas por esses cinco filmes apontados pela Aceccine, mas por tantos outros que ocuparam o circuito exibidor ano passado. Os discursos desses filmes nos convocam a pensar e a dialogar sobre a importância de resistir em tempos de opressão e medo que se instalam no mundo, acreditando que o afeto é uma ferramenta essencial de transformação”, afirma Diego Benevides, presidente da Aceccine.


  1. Melhores Filmes de 2018 segundo a Aceccine


Melhor Longa-metragem Cearense:
“A Misteriosa Morte de Pérola”, de Guto Parente e Ticiana Augusto Lima

Melhor Longa-metragem Brasileiro:
“As Boas Maneiras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra

Melhor Longa-metragem Estrangeiro:
“Projeto Flórida” (EUA), de Sean Baker

Melhor Curta-metragem Cearense:
“Cartuchos de Super Nintendo em Anéis de Saturno”, de Leon Reis

Melhor Curta-metragem Brasileiro:
“Guaxuma” (PE), de Nara Normande

  1. Sobre a Aceccine

Criada em 2016, a Aceccine é uma entidade sem fins lucrativos formada por jornalistas e críticos de cinema que atuam no Ceará com o objetivo de promover a reflexão crítica, responsável e de qualidade em relação às obras audiovisuais. A iniciativa pretende fortalecer principalmente o cinema cearense e respaldar a atuação de profissionais da crítica nos veículos locais. A Aceccine mantém uma publicação eletrônica (www.aceccine.org) onde são publicados textos, artigos e dossiês sobre cinema, respeitando a diversidade de opiniões e experiências dos associados. Atualmente, a Aceccine conta com 26 associados.

Canais de Comunicação

Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine)
Fan page: /aceccine
Instagram: @aceccine
Smiley face

Nenhum comentário

Postar um comentário

Se liga
© all rights reserved
By templateszoo and Callango Nerd