CRÍTICA | X-Men Apocalipse


E aí "negada", hoje lhes trago X-MEN Apocalipse. Acredito que desde que aconteceu o primeiro filme que muitos fãs dos X-Men esperam ver esse vilão na cinema. Mas sem "leruaite" vamos partir para o que interessa.


Título original X-Men: Apocalypse
Data de lançamento: 19 de maio de 2016 (2h 24min)
Direção: Bryan Singer
Distribuidor: FOX FILMES
Elenco: James McAvoy, Michael Fassbender, Jennifer Lawrence
Gêneros: Ação, Ficção científica, Fantasia
Nacionalidade: Eua
Ano de produção: 2016




SINOPSE: Também conhecido como Apocalipse, En Sabah Nur (Oscar Isaac) é o mutante original. Após milhares da anos, ele volta a vida disposto a garantir sua supremacia e acabar com a humanidade. Ele seleciona quatro Cavaleiros nas figuras de Magneto (Michael Fassbender), Psylocke (Olivia Munn), Anjo (Ben Hardy) e Tempestade (Alexandra Shipp). Do outro lado, o professor Charles Xavier (James McAvoy) conta com uma série de novos alunos, como Jean Grey (Sophie Turner), Ciclope (Tye Sheridan) e Noturno (Kodi Smit-McPhee), além de caras conhecidas como Mística (Jennifer Lawrence), Fera (Nicholas Hoult) e Mercúrio (Evan Peters), para tentar impedir o vilão.

O maior problema dos X-Men nos cinemas é sua confusa linha temporal, coisa que virou até piada no filme em Deadpool em uma cena que ele é arrastado pelo Colossus. Parece que a FOX está levando na boa os vacilos que eles cometeram, tanto que nesse filme eles também fazem uma piada com seus filme. A piada acontece em uma cena onde Jean Grey e outros jovens mutantes estão saindo de Star Wars, Jean Grey (Sophie Turner) fala que o terceiro filme é sempre o pior. Isso é uma referência clara a X-Men - O Confronto Final, que é sem dúvidas o pior filme da franquia, mas o que eles não imaginavam é que "sem querer querendo", como dizia o Chaves, X-Men Apocalipse seria também vitima dessa mesma piada como o terceiro filme ruim de uma trilogia iniciada com X-Men Primeira Classe.

Se formos analisar filme por filme dos X-Men, excluindo é claro os spin-offs do Wolverine, esse filme só é melhor que O Confronto Final. O filme em certos momentos se torna cansativo e alongado sem necessidade.

PONTOS POSITIVOS
Professor X e Magneto: James McAvoy, Michael Fassbender são como sempre excelentes em seus papeis e não há muito o que falar deles pois seus personagem são bem bens representados por ambos.
Tempestade: Alexandra Shipp não é ainda a tempestade que eu esperava, mas sua interpretação e abordagem é bem mais convincente do que a de Halle Barry que sempre representou Ororo Munroe de forma preguiçosa.
Jean Grey e Scott Summers: Interpretado por Tye Sheridan que mesmo sendo um mutante inexperiente, convence muito mais do que o da trilogia anterior. Não creio que seja culpa de James Marsden, ator que interpretou o mutante na trilogia original, mas sim pela abordagem que deram para o mesmo, sempre fraco e com crises bestas de ciumes.
Mércurio: O retorno do personagem mais carismático do universo dos X-Men até o momento, com exceção a Deadpool, é um dos pontos mais fortes do filme se não o ponto mais forte,o que paga o seu ingresso. Evan Peters volta de forma brilhante com uma cena épica. Mesmo sabendo que o Mercúrio não é tão rápido assim!
Wolverine: A presença de Hugh Jackman é outro ponto forte do filme. A cena da Arma X é um complemento fã service que só seria melhor com mais sangue, coisa que a classificação do filme não permitia e se sua presença não tivesse aparecido nos trailers. A surpresa teria trazido um sentimento maior.

PONTOS NEGATIVOS
Apocalipse: Mesmo com uma interpretação impecável de Oscar Isaac, o vilão pecou em não ser grandioso. Apocalipse é um dos vilões mais fortes do universo Marvel, ao lado de Thanos e Galactus, mas nesse filme ele surge de a forma muito simples em comparação com sua versão original nas HQs. Se você analisar tudo que que En Sabah Nur é capaz de fazer, é um pouco decepcionante ver ele apenas aprimorando os poderes de seus cavaleiros e fundindo seus oponentes no chão ou parede. Singer teve a oportunidade de fazer um vilão épico, mas fez do Apocalipse só mais um.
Cavaleiros do Apocalipse: Suas motivações e histórias pregressas simplesmente não existem! Sério, as motivações de todos, com exceção ao Magneto, são muito fracas e sem base nenhuma, é meio jogado no peito tipo assim: "vai comendo" e te vira pra entender.
Personagens sem importância: começando pela Psilocke ela aparece, se junta aos cavaleiros do Apocalipse, faz uma cena "massa" cortando um carro e só. Isso mesmo, só! A personagem está ali só pra dizer que ela estava. Outra é a Jubileu que só está no filme pra dizer que estava lá.
Jennifer Lawrence: Na boa, o maior erro da FOX foi contratar essa atriz para interpretar o papel de Mística. A atriz é maior que a personagem e a história fica toda voltada pra ela ao invés dos personagens que realmente importam. A todo momento ela fica com uma aparência humana cara, não isso é terrível. Colocar a mística como líder dos X-MEN, apresentar uma aparência humana em 98% do filme pode até ter justificativa no roteiro, mas nós sabemos que tudo isso é porque ela ganhou um Oscar. De verdade eu temo pelos próximos filmes onde o Ciclope é quem deveria ser o líder dos X-MEN.
Motivos dos cabelos ou falta deles: Eu sei que esse item ficou estranho, mas eu queria uma explicação de como o Xavier ficou careca na linha temporal da primeira trilogia e a Tempestade ficou com o cabelo branco sem o Apocalipse? Estou falando do filme e não das HQs.
VEREDITO
O que mais me frustra é que X-MEN Apocalipse tinha tudo pra ser um filme grandioso, épico e fantástico. Bons atores, boas sequências e um ótimo diretor, mas o roteiro fraco e os vacilos graves e muitas cenas artificiais, clichês e previsíveis fizeram desse um segundo 'O Confronto Final'. Espero de verdade ver no próximo filme Ciclope como líder dos X-MEN e um envolvimento com Deadpool e Cable. O próximo vilão de acordo com a cena pós crédito reforça isso. Que Jennifer Lawrence não retorne pois ninguém assiste X-MEN por causa dela.

NOTA: 7,5



COMPARTILHE

Postar um comentário

CRÍTICA DE CINEMA

SÉRIES

CURIOSIDADES

ARTISTS ALLEY

Copyright © CALLANGO NERD. Designed by OddThemes